O que eu preciso saber sobre miopia?
- Dr. Ricardo Amantini Filho
- 8 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Primeiramente vamos aos dados, de acordo com relatório mundial sobre a visão da Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia acomete 1 em cada 3 pessoas no mundo. E segundo projeções da mesma organização, a doença deve atingir 52% da população até 2050.
O que significa que a primeira informação que precisamos saber sobre a miopia é que trata-se de um problema de visão com grande incidência.
Nesse artigo você vai aprender, de uma vez por todas, as características desse erro de refração. Boa leitura.
O que é miopia?
A miopia é uma condição em que o indivíduo tem dificuldade para enxergar objetos que estão distantes de seus olhos. A visão de perto não, necessariamente, é comprometida, mas a de longe pode sofrer com falta de clareza.
Esse é um problema de visão que pode ter um desenvolvimento rápido ou gradual e tende a se manifestar na infância e no início da adolescência.
A miopia pode ser congênita, ou seja, se manifesta em pessoas da mesma família, por isso, se pai, mãe, avós ou parentes próximos possuírem essa condição, a probabilidade de um novo membro da família ter é maior.
Quais são os tipos de miopia?
Existem 5 tipos de miopia, eles se diferenciam conforme a causa do problema. Veja abaixo todos eles.
Miopia axial
Caracterizada pelo alongamento do globo ocular, podendo ser um dos graus mais graves da miopia. Trata-se de uma doença evolutiva.
Miopia congênita
Causado por fatores genéticos e presente desde o nascimento do indivíduo. A miopia congênita é uma das mais comuns na população.
Miopia degenerativa
Esse tipo de miopia pode levar à cegueira e, normalmente, está associado a lesões mais sérias na visão. É uma doença rara e progressiva.
Miopia de curvatura
Essa miopia é caracterizada pela córnea ou o cristalino possuírem uma curva mais acentuada e incomum.
Miopia secundária
Esse tipo é mais frequente em pessoas idosas com glaucoma ou catarata e resulta de degeneração ou deslocamento do cristalino.
Quais são os fatores de risco?
Os principais fatores de risco da miopia são hereditariedade e estresse visual excessivo.
A doença é comumente diagnosticada até os 12 anos de idade, no momento em que os olhos estão em desenvolvimento e estão sofrendo modificação de formas.
Quando a miopia é diagnosticada na fase adulta, a maioria dos casos está vinculado à diabetes descompensada e catarata.
Quais são os sintomas mais comuns de miopia?
Entre os sintomas comuns, estão:
presença de estrabismo, especialmente em crianças;
visão embaçada ao tentar enxergar objetos distantes;
dores de cabeça constantes causadas por fadiga ocular;
apertar os olhos para conseguir visualizar livros, televisão e etc;
piscar em excesso;
e esfregar os olhos com muita frequência.
Qual o tratamento de miopia?
O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a focar a luz corretamente na retina por meio de uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.
Por isso, é possível a recomendação médica de óculos de grau ou lentes de contato. Além desse tratamento, também pode ser orientado pelo especialista a realização da cirurgia refrativa, com o objetivo de corrigir a miopia e remodelar a curvatura da córnea.
Essas são as principais informações sobre miopia das quais é fundamental ter conhecimento, especialmente se você possui essa condição. Se você ainda tem dúvidas sobre o erro de refração tão comum na população, entre em contato conosco, estamos à disposição.
Comments